quinta-feira, 21 de abril de 2011

Trigo:Introdução

 
 
Trigo (Triticum spp.) é uma monocotiledônea anual, originária do Oriente Médio e pertence à família botânica Poaceae, que engloba todas as gramíneas.
 
Reino:  Plantae
Divisão:  Magnoliophyta
Classe:  Liliopsida
Ordem:  Poales
Família:  Poaceae
Subfamília:  Pooideae
Tribo:  Triticeae
Gênero:  Triticum  


É uma planta de ciclo anual, cultivada durante o inverno e a primavera. O grão é consumido na forma de pão, massa alimentícia, bolo e biscoito. É, usado também como ração animal, quando não atinge a qualidade exigida para consumo humano.

Espécies mais comuns:
  • Trigo Comum - (Triticum aestivum) Uma espécie hexaplóide que é a mais cultivada no mundo.
  • Triticum monococcum - Uma espécie diplóide com variedades selvagens e domesticadas. Foi uma das primeiras espécies cultivadas, mas raramente utilizada atualmente.
  • Farro - (Triticum turgidum var. dicoccum) Uma espécie tetraplóide com variedades selvagens e domesticadas,cultivada em tempos antigos, mas pouco atualmente. É de farro que vem a palavra farinha.
  • Trigo duro - (Triticum turgidum var. durum) A única variedade tetraplóide largamente usada hoje.
  • Kamut® - (Triticum turgidum var. polonicum) Uma variedade tetraplóide cultivada em pequenas quantidades, mas extensivamente comercializada. Originária do Médio Oriente
  • Espelta - (Triticum spelta) Outra espécie hexaplóide cultivada em pequenas quantidades.
Cultivares:

Os cultivares de trigo são classificados segundo a estação do ano em que crescem (trigo de inverno ou trigo da primavera) e pelo conteúdo em gluten (trigo duro (elevado conteúdo em glúten ) ou trigo macio (elevado conteúdo em amido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário