sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Câmara climática


A câmara climática conserva a massa do pão e diminui os gastos nas padarias. O padeiro faz a massa do pão às 16h, coloca na máquina e programa. Primeiro, o equipamento esfria a massa a 10ºC e suspende a fermentação. Às 4h do dia seguinte, o climatizador inverte a temperatura e a fermentação recomeça. Depois de uma hora e meia, está pronta para assar.
A máquina resolve o problema de estocagem do pão, que é um alimento perecível.
Consegue-se assar o pão de cinco em cinco minutos, de dez em dez minutos, quando quiser. Se alguém fizer uma encomenda de última hora e pedir 50 pães, tem-se o material estocado, é só levar ao forno.

A Panificação e a indústria alimentícia no Brasil


De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP, 2009) a panificação é um dos maiores segmentos industriais do Brasil, compreendendo mais de 63 mil micro e pequenas empresas, que atendem em média 40 milhões de clientes por dia (21,5% da população nacional). O setor gera 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. Sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2% , e na indústria de transformação representa 7% do total”. Segundo o Programa de Apoio à Panificação (PROPAN) o “setor de panificação
brasileiro registrou um crescimento de 11,04% nas vendas em 2008” (ABIP, 2009).

O papel social da panificação no Brasil

O setor de panificação e confeitaria ocupa a sexta posição no setor de indústria brasileira, tem uma grande participação no mercado interno, com uma grande vantagem para sociedade, pois diferente das grandes empresas que geralmente localizam-se em uma única região, as padarias geralmente são pequenas e estão em todos os lugares gerando emprego para as pessoas do próprio bairro e renda para o município, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do local.